quinta-feira, 11 de junho de 2009

Simplicidade

"O ser humano pensa demais", falei.
É, o ser humano se enrola, deveras, como diria meu avô, nos "talvezes", "poréns" e nos "e ses", com isso acaba deixando de fazer coisas simples.

Por conta dos “e ses”, deixamos muitas vezes de nos entregar por puro medo ou adiamos coisas tão gostosas por uma insegurança boba. Se dermos sorte, iremos descobrir depois que tudo não passava de bobagem - não haveria problema em ter ligado, em ter pedido desculpa, em ter dito um “eu te amo” ou “gosto de você” -, mas talvez seja tarde demais. Aí, acabamos na companhia daquele pensamento chato, que vem nos corroendo de remorso. Chega cutucando: "Por que eu não fiz?" e, por vezes rimos de nós mesmos. Mas em outros casos, a tal chance nunca volta. Só resta o arrependimento e ele dói, dói muito.

Eu digo uma coisa: arrisque. Ninguém perde nada com isso. Vivamos o risco, vivamos o medo sim, a insegurança, mas o superemos com as tentativas. Na maioria das vezes descobrimos que estávamos errados, que nosso medo era bobo, que fizemos tempestade em copo d`água e nos preocupamos à toa. Na pior das hipóteses aprendemos a superar nossos medos e sentimo-nos livres, como todo o ser humano deve ser.
E digo mais: aproveite! O amor não aparece tão fácil se não deixarmos, a felicidade não fica muito tempo se não dermos chance a ela e a sorte só anda ao nosso lado se realmente fizermos questão da sua companhia.

Dê uma gargalhada alta. Abrace quem você ama. Não durma chateado. Tente acordar de bom humor. Fuja às vezes da dieta. Caminhe sem rumo. Tire uma tarde para rever fotos antigas. Colecione algo. Cultive amigos. Telefone para sua mãe. Vá a um lugar que você nunca foi. Perca a vergonha e arrisque passos de dança numa pista lotada. Tome a iniciativa em pelo menos uma paquera. Arrependa-se e aprenda com isso. Peça desculpas a alguém. Faça novas amizades. Se lambuze de sorvete. Tome banho de chuva. Aprenda um poema. Doe suas roupas antigas sem remorso. Planeje uma viagem. Viaje. Vá à praia com um biquíni mínimo, sem vergonha das suas celulites. Diga eu te amo. Tome um porre. Pratique um esporte, mesmo que não leve jeito pra isso. Aceite desafios. Não segure o choro. Não segure o riso. Faça algo que você sempre teve medo de fazer. Visite seus avós. Sonhe. Aprenda uma receita. Escolha o nome dos seus filhos. Adote um bichinho de estimação. Cante no chuveiro. Faça uma loucura e compre aquilo que você está desejando há tempos, mas que é caríssimo. Dê uma chance ao acaso. Acredite no mundo. Não brigue. Se brigar, perdoe. Ajude alguém. Assista a um romance água-com-açucar. Aproveite a vida e aposte no simples desejo de ser feliz.

2 comentários:

Naty (LORA) disse...

Minha Bonequinha, era tudo que eu precisava. esses seus textos sempre me fazendo bem.
adorooo.. ;e o livro quando sai??
beijoss!

renan disse...

William Shakespeare disse :
"A paixão aumenta em função dos obstáculos que se lhe opõe."